As luvas não esquentam minhas mãos

Homem agasalhado em meio à neve num inverno rigoroso, com árvores ao fundo. A física explica a troca térmica que ocorre ao procurarmos nos manter aquecidos.


Tendo problemas na hora de manter suas mãos aquecidas? Sei como é. Você está usando luvas, mas não está resolvendo. Aliás, parece inclusive que a situação fica pior quando você as usa, mesmo você tendo comprado as luvas mais quentinhas da loja. Já aconteceu com você?

A solução é bastante simples. As luvas não foram feitas para esquentar, mas para manter aquecido. Por estarem localizadas em extremidades, as mãos não tem a mesma facilidade em gerar calor que o tronco, por exemplo, que você agasalha facilmente com uma simples blusa.

Os agasalhos não têm a função direta de aquecer. Seu papel é diminuir a troca térmica com o ambiente, ou seja, impedir que o calor seja trocado com, no caso, o ar, equilibrando a velocidade com que ele é produzido e "roubado" do seu corpo por ele. Contudo, essa barreira que impede o calor de sair, também impede o calor de entrar, caso suas mãos já não estejam quentes.

Portanto, é válido usar o acessório, sim. Basta você aquecer suas mãos em algum lugar primeiro e mantê-las assim com suas luvas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dispersões: soluções, coloides e suspensões

Distribuição eletrônica

A tabela periódica (parte 1)